sexta-feira, 8 de julho de 2011

PUNK CRISTÃO SPIRIT FILLED HARDCORE



Punk Cristão
Spirit Filled Hardcore 



Origens

A origem do punk cristão vem do fracasso da cena secular no final dos anos setenta e inicio dos anos oitenta. Enquanto o movimento de Jesus deu a ascensão às instituições culturais tais como o JESUS PEOPLE (JPUSA) onde se juntaram Punks desiludidos com a cena e os hippies que buscavam pela verdadeira paz e amor, estes serviram como um trampolim para várias subculturas cristãs incluindo o movimento punk cristão. Crashdog é uma das bandas que nasceram em JPUSA.
Crescimento de uma cena "subterrânea"
Baseados na sua fé em Jesus Cristo, e em um verdadeiro sentimento de mudança, e inspirados por bandas com mensagens positivas como Minor Threat, começaram a surgir os grandes pilares da cena Hardcore Cristã como: Strongarm, Society Finest, Six Feet Deep, One Bad Apple, The Crucified, Unashamed, Officer negative, Spite of Opposition, Stavesacre, No Innocent Victim e The Blamed, e no decorrer dos anos 90 a nova escola surge com força total com bandas como Zao, XdiscipleX A.D, Norma Jean, Point of Recognition, Figure Four, Focal Point, Anchor, Dodgin Bullets. o crescimento foi muito rápido tendo forte aceitação.
Durante os 1990s a cena cresceu, bandas tais como: MxPx e ninety Pound Wuss começaram a ganhar espaço na grande mídia.
A cena atual
Depois de muitos anos de militância conseguimos o respeito e o fortalecimento da cena, hoje temos grandes bandas, festivais, selos e gravadoras, a mais importante é a Facedown Records, essa possui os grandes nomes em seu cast, o grande berço do Punk / Hardcore Cristão é o EUA, também existem bons trabalhos no Guatemala, Porto Rico, Brasil, Alemanha.
Principais bandas do cenário atual
No Innocent Victim, Jesus Wept, Zao, Norma Jean, Underoath, Sinai Beach, Symphony In Peril, Jesus Skins, Christen punks, Christ core, One 21, Hanover Saints, Alove for Enemies, Trauma, Hit the Deck, Clear Convictions, Bloodlined Calligraphy, Shockwave, The Deal, Bloody Sunday, Seventh Star, As I Lay Dying, Trino, Sangue Inocente, Hasta Cuando?, Desertor, C*treze, Enciende, Invazão.
Cristão e Punk?
A aceitação do punk e do Hardcoreano Cristão é desafiada às vezes por membros da cena e em algumas igrejas Cristãs. Pode uma pessoa ser cristã e punk? Para os militantes no punk e no cristianismo Há uns elementos fortes do anti-autoritarismo em ambos. Combatemos a hipocrisia tanto do governo quanto da Igreja que impõe regras ao povo. Uma ilustração desta é vista no conceito da "anti-conformidade" ao mundo. Dentro desta perspectiva, a opinião do cristão do anti-conformismo é diferente do punk não Cristão. A razão do cristão para o anti-conformismo é encontrada no livro de Romanos na bíblia: "não se conforme aos padrões deste mundo, mas seja transformado..." a bíblia diz aos cristãos para não se conformarem.
Alguns podem discutir, “mas o punk está de encontro à religião”? Os punks cristãos não concordam com a religião tampouco. Dizem que o cristianismo real não é uma religião porque não se baseiam sobre rituais e regras. Acreditam num relacionamento com Jesus, não em uma religião. Contudo são fortemente sustentados por um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, separados das regras e tradições.

Headnoise

Capa do CD No Comproise

Banda de Punk Cristão de Chicago, Illinois, Estados Unidos.


POST dedicado aos amigos Lucas TX grande amigo e professor de Bateria; aos amigos do Intercorrência (Levy, Docinho e Caveira) banda de Punk Rock Cristão Juizdeforano; e ao amigo Adriano Punk de Matias Barbosa brotherzaço;

Um comentário: